DESIGN >> Conjunto de técnicas e concepções estéticas aplicadas à representação visual de uma ideia ou mensagem, criação de logótipos, ícones, sistemas de identidade visual, projecto gráfico de publicações impressas, etc.
INDEXAÇÃO >> Operação do circuito documental que consiste em identificar conceitos existentes num documento e em fazê-los representar por linguagem documental através da criação de cabeçalhos de assunto.
PESQUISA >> Conjunto de processos manuais, mecânicos, intelectuais ou outros usados com vista à exploração de um fundo bibliográfico analisando os documentos ou referências que correspondam a consultas determinadas.
CITAÇÃO >> Informações que são colocadas entre parênteses no interior de um texto ou acrescentadas como nota em pé de página ou no fim de capítulo, para identificar a obra de onde foram extraídos o trecho ou ideias de outrem.
ARRUMAÇÃO >> Disposição dos documentos na estante, de uma forma lógica, segundo os assuntos que versam, uma classificação previamente estabelecida, a ordem de chegada dos documentos ou o tamanho.
PLANEAMENTO >> Compilação sistemática de dados referentes à gestão, actividades, serviços, programas, uso e utilizadores da biblioteca, com a finalidade de determinar em que medida a biblioteca alcança os seus objectivos.
PAGINAÇÃO >> Sistema de numeração das folhas de um livro, de um caderno, de uma revista, etc., tendo em conta o recto e o verso, através do qual as diversas partes que compõem um livro passam às páginas regulares e organizadas.
PROCESSAMENTO DE DADOS >> Execução sistemática de uma operação ou de um conjunto sequencial de operações realizadas com os dados por uma unidade ou mais de processamento informático de informação.
REPORTAGEM >> Artigo ou conjunto de artigos informativos, cujos elementos são recolhidos no próprio lugar onde os acontecimentos relatados estão a passar-se, durante o evoluir dos mesmos e com informações de testemunhas.
PERMUTA >> Disposição através da qual a biblioteca envia a outra biblioteca as suas publicações, recebendo em troca publicações da segunda instituição, a permuta pode também incidir sobre material duplicado.
DESCRIÇÃO >> Processo de registo da informação que incide sobre a natureza e conteúdo dos documentos de arquivo, precisa a proveniência dos documentos, a sua extensão, o número de únidades materiais, a classificação, etc.
AQUISIÇÃO >> Modalidade de obtenção de documentos pela biblioteca ou pelo arquivo, que permite aumentar e actualizar um fundo em função dos seus objectivos, pode ser feita por compra, oferta, permuta ou doação.
DIGITALIZAÇÃO >> Processo que consiste em converter um sinal analógico tradicional num sinal digital, portador da mesma informação, a fim de o submeter a um tratamento susceptível de o melhorar ou analisar.
PRESERVAÇÃO >> Função de providenciar cuidados adequados à protecção, manutenção e restauro do acervo bibliográfico e documental de qualquer espécie, com vista a manter a sua forma original.
CONTROLO BIBLIOGRÁFICO >> Actividade que tem a finalidade de racionalizar o acesso às fontes de informação, inclusive a normalização da descrição bibliográfica e o estabelecimento, a manutenção e o uso de ficheiros de autoridade.
EMPRÉSTIMO >> Contrato tácito pelo qual uma biblioteca permite o uso temporário de um livro a um utilizador que o pediu emprestado durante um determinado período de tempo, exigindo a sua restituição.
CATALOGAÇÃO >> Elaboração, segundo princípios normalizados, de uma notícia bibliográfica sinalética, analítica ou descritiva de um documento, tendo em vista a criação e actualização do catálogo.