O Serviço de Tratamento Documental abarca todas as operações bibliográficas no tempo que decorre desde a chegada de um item à biblioteca até à sua disponibilização para consulta.
A catalogação é a elaboração, segundo princípios normalizados, de uma notícia bibliográfica sinalética, analítica ou descritiva de um documento, tendo em vista a criação e actualização de um catalogo (Faria, 2008, p. 224).
A catalogação tem por base, principalmente, as Regras Portuguesas de Catalogação (BNP, 2000), a Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada (IFLA, 2013) e o Manual Unimarc: formato bibliográfico (IFLA, 2008b). A catalogação é desenvolvida tendo em conta o terceiro nível de descrição, que estabelece que a descrição deve incluir todos os elementos especificados nas regras e que são aplicáveis ao item que está a ser catalogado (Ribeiro, 2006, p. 1-18).
A descrição bibliográfica dos documentos pode ser feita de forma mais ou menos aprofundada, existem três níveis de descrição que têm como base os utilizadores a que se destinam e os objectivos do serviço. Nessa perspectiva, a opção deve ser feita por cada serviço tendo em vista as suas necessidades e a importância das suas colecções.